Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Dia da Prestação de Contas

----- ENFOQUE BÍBLICO

''Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.'' ( 2 Coríntios 5.10 )


     Embora a nossa salvação seja pela graça de Deus, fomos salvos para as boas obras (Ef 2.8-10). 
Não seremos julgados quanto à posição que temos em Cristo, e sim quanto à nossa condição. Temos a posição de servos do Senhor, mas existem servos inúteis, negligentes, maus e infiéis, como está escrito na parábola dos talentos. Que tipo de servo você quer ser?

    Em Apocalipse 3.11, o Senhor Jesus disse que o crente precisa guardar o que tem recebido dEle, para que ninguém tome a sua coroa. É claro que o Mestre se referiu à posição que já temos aqui na Terra e a que teremos quando Ele reinar, no futuro. Guardar envolve três coisas: olhar, vigiar e orar. (Mc 13.33). Não podemos deixar de orar, pois, mediante a oração, demonstramos que dependemos inteiramente do Senhor. Afinal, Ele é o nosso Ajudador (Hb 13.5,6).

'' BÍBLIA EM FOCO ''

O dia da prestação de contas

   No Dia do grande julgamento da igreja, o Tribunal de Cristo, todos nós prestaremos contas de nossa administração (Lc 16.2). Reflita sobre as expressões ''Negociai até que eu venha'' (Lc 19.13) e ''o que tiver feito por meio do corpo'' (2 Co 5.10), a qual abrange também o trabalho secular. Muitos pensam que o Senhor só ve as obras relativas à igreja. De acordo com a Bíblia, nosso trabalho secular deve ser feito para agradar ao Senhor (Ef 6.5-8): ''E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração  como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis'' (Cl 3.23,24). Lembre-se sempre de que nenhum trabalho é vão no Senhor (1 Co 15.58).
   Jesus pedirá o nosso ''relatório'', naquele Dia. Ele nos julgará quanto à mordomia ou administração: da vida, espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23); da vontade, pois nos deu livre-arbítrio (1 Co 6.12); do tempo (Ef 5.16); dos talentos (1 Pe 4.10); dos bens (Lc 12.16-20); do trabalho que nos entregou. Como diz o hino 93 da Harpa Cristã, ''Para cada crente o Mestre preparou um trabalho certo quando o resgatou''.
    O Novo Testamento menciona vários dons, ministérios e operações que o Senhor concede à sua Igreja (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-6; Ef 4.11). E cada salvo, além de chamado para proclamar as virtudes  do Senhor (1Pe 2.9), recebeu pelo menos uma incumbência específica no Corpo de Cristo(1 Co 3.6-9). Você sabe qual é a sua?
    Naquele grande Dia, o Justo Juiz considerará também a fidelidade do crente a Deus, ao resistir às tentações  Por isso, há na Bíblia uma mensagem de consolação aos que têm se mantido fiéis ao Senhor em meio às investidas do Tentador: ''Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam'' (Tg 1.12).

  -------- O Nosso Prêmio!

   Muitos acreditam que o prêmio (ou galardão) será algo palpável, e que receberão coroas de ouro, literalmente. Onde as colocaríamos, uma sobre a outra? Qual seria posta primeiro, a da vida ou a da justiça? E, no caso das coroas grandes ou pequenas, seriam dadas de acordo com o trabalho realizado? Não teria o galardoado de possuir uma cabeça no tamanho compatível com as coroas recebidas?
   É provável que coroa refira-se à posição, domínio, poder. Na parábola das minas, aquele senhor -- que representa Deus -- disse aos servos fiéis: ''Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade'' (Lc 19.17). E Jesus também prometeu: ''E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai'' (Ap 2.26,27).
   Portanto, quando a Palavra de Deus diz que o galardão está com Jesus, não significa que Ele virá com uma enorme bagagem (leia Gênesis 24.10). Quando partirmos desta vida, as nossas obras nos seguirão (Ap 14.13); isto é, tudo o que fazemos fica registrado no Céu. No Arrebatamento, Jesus -- que conhece as nossas obras (Ap 2.2,9,13,19; 3.8,15) -- trará consigo o resultado, a avaliação de nosso trabalho, e nos premiará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário