Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ALMA E ESPÍRITO


     O que é MORRER ???


      Segundo o dicionário Aurélio, ''morrer'' é ''perder a vida; perecer'' e ''perecer'' é ''deixar de existir; ter fim''. Curiosamente, para o Aurélio, morte é o fim da vida, é o desintegrar do corpo, o contrário da criaçao e da formaçao da vida. O interessante é que o primeiro passo nos leva ao segundo, ou seja, se a morte é o contrário da formaçao da vida, o certo é buscarmos na Bíblia o relato de como o homem foi formado. O que as Escrituras dizem sobre o assunto?
     Está escrito que ''formou o Senhor Deus o homem do PÓ DA TERRA, e SOPROU em suas narinas o FOLEGO DE VIDA e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.'' Genesis 2:7- (enfase acrescentada). Este termo ''folego de vida'' vem do original hebraico ''nephesh'', que no grego é ''pneuma'' e significa o ''sopro'', a ''respiraçao''. Tais palavras sao também, muitas vezes, traduzidas como ''espírito'', tendo como principal significado ''vento''. Em nenhuma dessas línguas originais o termo se refere a algo imaterial que continua vivo fora do corpo, ou que tem vida em si mesmo.
      Deus formou o homem do PÓ DA TERRA (fez o corpo) e SOPROU em suas narinas o FOLEGO DE VIDA (deu a respiraçao), e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.

      A Bíblia diz que o homem passou a SER uma alma e nao que passou a TER uma alma. Se voce tem um corpo e respira, voce nao TEM uma alma - voce É uma alma! Para que exista vida, para que voce seja um ser vivente, voce precisa de Deus, porque o foolego que existe em voce provém dEle.

             E aí surpreendente? Mas nao é só isso!


O que é ''espírito''?

      O QUE ACONTECE COM O ESPÍRITO NO MOMENTO EM QUE A PESSOA MORRE?

''O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.'' Eclesiastes 12:7.
      Entao, voce poderia pensar: ''Agora sim, as coisas se encaixaram. O tal 'espírito' que volta para Deus é a entidade que tem a vida após a morte.'' Nesse ponto, voce deve lembrar de tres aspectos:

      a) ''Espírito (nephesh ou pneuma)'' é o ''foolego de vida'';
      b) O que Deus deu foi o ''fôlego de vida'' (Gênesis 2:7);
      c) Os mortos estão inconscientes: ''Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos nao sabem coisa nenhuma... porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.'' Eclesiastes 9:5 e 6.

      Portanto, ''espirito'' é o mesmo que ''folego de vida''; e não algo consciente que sobrevive fora do corpo. Desse modo, Eclesiastes 12:7 pode ser traduzido assim: ''o pó volte à terra, de onde veio, e o FOLEGO DE VIDA volte a Deus, que o deu.''


            E o que acontece com a ALMA???

      Compare Gênesis 2:16 e 17 com Ezequiel 18:4.
      - ''no dia em que dela comeres, certamente morrerás.''
      - ''a alma que pecar, essa morrerá.''
      Em Gênesis, Deus diz para Adão e Eva que se eles pecassem, morreriam Como o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), em Ezequiel, Ele reafirma que a alma que peca, morre. Para desilusao de muitos, a Bíblia afirma que a alma é mortal. No mesmo instante em que a pessoa morre, foi a alma quem morreu. Por que? Porque alma é a junção: CORPO + RESPIRAÇÃO, ou seja, A PRÓPRIA PESSOA. Sendo assim, todos nós somos almas viventes.
      Pense comigo: Se nós realmente tivéssemos uma alma imortal ou um espírito imortal, na verdade, seríamos imortais, nao é mesmo? Mas a Bíblia fala que ''o único que é imortal'' é Deus (1 Timóteo 6:16). Pelo fato de que só Deus tem a imortalidade, dependemos dEle em tudo, ''pois NELE vivemos, nos movemos e existimos''. Atos 17:28 (eenfase acrescentada). Este texto é muito sério e importante, pois deixa claro que só haverá vida eterna para quem estiver em Cristo. Mas, se dependemos de Cristo para voltarmos a ter a vida eterna, por que a maioria das pessoas pensa que já possui alma ou espirito imortais???

Nenhum comentário:

Postar um comentário