Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

Um Pulo No Escuro


Diante Da Incerteza



Algumas decisões que tomamos na vida parecem tão difíceis. É quando nos sentimos num beco sem saída, num edifício em chamas. E o pior de tudo é que nessas horas, a quem podemos recorrer? A quem pedir socorro, se parece que estamos sozinhos no Universo?
Talvez isso não sirva de consolo, mas você não é o único ser humano que se sente desprotegido neste mundo. Outro dia, eu estava lendo, quando me deparei com um artigo escrito por Nando Reis, articulista, compositor e ex-integrante do grupo de rock ''Titãs''. Ele dizia: 
- Infelizmente não acredito em Deus. Digo ''infelizmente'', pois essa impossibilidade muitas vezes faz da minha vida um trajeto silencioso e solitário. Gostaria de poder dividir com alguém as penúrias e as agruras dessa vida tão complicada. Quantas vezes não quis, eu, olhar para o alto e me sentir amparado pela mão do Senhor, quando me vi impotente diante de tantos perigos.Quanto temi pela vida de meus filhos, vindos e criados para desfrutarem a graça desse mundo, mas que, como todos nós, são vulneráveis à violência que nos acua e nos ameaça - me sinto só sem poder pedir proteção para meus entes amados.

        O desabafo de Nando Reis está longe de ser um grito solitário. Ele representa uma multidão de pessoas que se sente desprezada por um Deus em quem nem mesmo conseguem acreditar. Mas o que mais me intrigou foi o título do artigo: ''Porém, eu sinto sua falta''.
Perguntei-me: Por que, por um lado, é tão difícil acreditar num Deus invisível e, por outro, sentimos tanto Sua falta?
Talvez você continue dizendo: ''E daí? Afinal de contas, existem várias perguntas que continuam sem respostas.'' Perguntas como: ''Se Deus realmente existe...''



- ''Por que não prova, de uma vez por todas, Sua existência?''
Alguma vez você já se questionou dessa forma? Então permita perguntar-lhe algo: Quantas vezes você já tentou procurar respostas para essa questão, já gastou tempo tentando responder a tudo isso?
   É exatamente aí que eu quero chegar. O problema é que a maioria das pessoas que dizem não acreditar em Deus nunca gastou tempo suficiente para estudar as evidências de Sua existência, saber quem Ele é, se é que Ele realmente existe.
Os meios de comunicação são utilizados para pregar que Deus não existeque a fé é incompatível com a ciência, que só ignorantes aceitam relacionar-se com o invisível. E, de repente, muitos aceitam.
Pense bem: Se Deus realmente existisse, então Ele seria também o criador da ciência. Por isso, ciência e religião seriam totalmente compatíveis. Além disso, Ele deveria ter deixado evidências científicas de Sua existência tanto na natureza quando na ciência, não acha? E o mais incrível a respeito disso, é que Ele deixou tais evidências científicas. Só temos que tomar tempo para estudá-las.

No entanto, ao invés disto, cada vez mais o ser humano se afunda em solidão, ansiedade, depressão, vazios interiores intermináveis. Enquanto isso, pessoas inteligentes como Nando Reis vivem a vida desejando acreditar em Deus, sem conseguir.
   Pare um pouquinho e dê a você mesmo a oportunidade de ouvir as explicações que Deus
dá para a vida. Quero desafiar você a acompanhar toda esta série. E tenho certeza que, no fim dela, você não terá dúvidas de que Deus existe. Você acha que nunca terá fé? Afinal, o que é fé? ...




Certa vez, li a seguinte frase: ''FÉ é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver'.'' Logo pensei: Se fé e a certeza, a única certeza que tenho é que não tenho fé. Mas, ao mesmo tempo, fiquei pensando na segunda parte da frase: ''fé... é a prova de que existem coisas que não podemos ver''. Isso me pareceu uma desculpa BEM BOLADA para todas as coisas que a religião não consegue explicar. A verdade é que tudo o que fazemos na vida exige fé.

Todos temos que exercer a fé a cada dia. Temos fé que nossos pais são mesmo nossos pais.Exercemos fé em nossos cônjuges, em nossos parentes. E se alguém pensar que é impossível ser surpreendido, pense na história de um menino chamado Pedrinho, que descobriu, aos 18 anos, que sua mãe, na verdade, não era sua mãe, pois ele havia sido sequestrado por ela na maternidade. Não é mais difícil crer em Deus invisível do que em um ser humano visível; afinal, o ser humano pode trair, mentir, esconder, mas Deus não. Só é preciso ter FÉ, e só conseguiremos fé ao nos aproximarmos de dEle.

Se o mundo hoje é um lugar tão inseguro como Nando Reis afirma, um EDIFÍCIO EM CHAMAS, o que você tem a perder? Com certeza, a melhor opção é ouvir o que Deus tem a dizer, mesmo que o simples fato de aceitar fazer um curso sobre Deus lhe pareça UM PULO NO ESCURO!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário