Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O PERIGO DO OCULTISMO


Uma passagem bíblica: ''Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles; eu sou o Senhor vosso Deus.''      [ Levítico 19.31 ]


O misticismo ( Doutrina filosófica e religiosa, segundo a qual a perfeição consiste numa espécie de contemplação, que vai até o êxtase e une o homem à divindade. ) está se destacando muito ultimamente. É comum ouvirmos falar sobre hipnose, superstição , numerologia e tantas outras práticas ocultistas em desenhos animados, programas de televisão e revistas. O assunto está na moda. Porém, você sabia que a Bíblia condena, sem exceção, todos os tipos de práticas ocultistas? A Palavra de Deus diz que elas são consideradas abominação diante do Senhor (Dt 18.12)! O cristão sincero afasta-se completamente do ocultismo.


VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO A MÍDIA ESTÁ CHEIA DE OCULTISMOS ?

   O sucesso da série de livros e de filmes de Harry Potter, e os desenhos animados Dragon Ball, Pokemon e Yu-Gi-Oh são apenas alguns exemplos. Muitos são os casos também de crianças e adolescentes que, influenciados por eles, têm se envolvido com o ocultismo. Esse fenômeno é preocupante, porque a Bíblia assevera os perigos de se envolver com isso, que é condenado por Deus.

O que é ocultismo? 

   É o estudo e a busca por fenômenos sobrenaturais. É o uso e a valorização de magias e artes ocultas para produzir o sobrenatural. Todas as vezes que você vê heróis usando magias para vencerem os vilões,o uso de símbolos esotéricos e a hipnose (Sono causado por meios artificiais.) sendo usada como algo normal, está diante de práticas ocultistas. Porém, a Palavra de Deus condena  veemente essas práticas, pois são abominação (Dt 18.10-13).
      Vejamos, a seguir, algumas observações sobre o ocultismo.

a) As práticas ocultistas têm ligações demoníacas e são condenadas por Deus -  O livro de Deuteronômio enumera muitas práticas ocultistas, asseverando que todas são condenadas por Deus: adivinhar, prognosticar e agourar, que são práticas de tentar prever o futuro a partir de superstições ou consulta aos astros; feitiçaria, encantamento, magia e consulta a mortos. À luz da Bíblia, quem consulta os mortos está, na verdade, consultando a demônios, pois a Bíblia afirma que quem morre não pode voltar para falar com os vivos (Lc 16.22-31 ; Hb 9.27) e o próprio Satanás se transforma até em anjo de luz para enganar as pessoas (2 Co 11.14).

b) O panteísmo, princípio que rege o ocultismo, é condenado pela Bíblia -   Panteísmo é a crença que confunde Deus com o universo. Segundo esse pensamento, Deus e o universo são uma e a mesma coisa. Deus está em todas as coisas e todas as coisas são Deus. Ou seja, Deus não seria um ser pessoal, mas uma energia que se encontra em todas as coisas na natureza, inclusive no ser humano. Seria uma espécie de ''força cósmica''. 
      Esse pensamento falso leva pessoas a procurarem o ocultismo, pois passam a acreditar que a ''energia'' que está no mundo pode ser manipulada. A Bíblia, porém, afirma que Deus não é uma energia impessoal que pode ser manipulada por quem quiser, mas um Deus pessoal e soberano (Is 43. 10-13; 44. 6-9), amoroso (1Jo 4.8), santo e imutável (Sl 55.19; Ml 3.6; Hb 13.8; Tg 1.17). Deus não é um com o universo, pois Ele é o seu Criador (Gn 1.1; Nm 9.6; Sl 33.9; 148.5; Hb 11.3) e está acima de tudo (Is 45.18,22).

c) A verdeira sabedoria não pode ser adquirida por meios místicos -  O ocultismo ensina que ''o conhecimento superior'' , a ''grande sabedoria'' , só pode ser alcançada por ''estados místicos de consciência'' , isto é, muita meditação, concentração de espírito e busca pela energia interior ou ''eu interior''. Tudo isso não passa de um grande engodo! A Bíblia declara que a verdadeira sabedoria e o conhecimento não são obtidos por meios místicos (Pv 1; Tm 4. 10-16; 2Tm 2.14; 3.14). O conhecimento das coisas de Deus e a sabedoria divina você da comunhão com Ele (Tg 1.5,6). É na Bíblia que encontramos toda orientação necessária (2Tm 3.16-17).

d) A moralidade do ocultismo se choca com a moralidade bíblica -  O movimento da Nova Era prega uma moralidade baseada na preferencia das pessoas. Ou seja, as pessoas devem ''seguir seu coração'' para chegarem às decisões certas. Aliás, é muito comum ouvir, quando alguém está inseguro diante de uma decisão importante, a seguinte recomendação: ''Siga seu coração!'' Porém, a Bíblia ensina que ''enganoso é  o coração , mais do que todas as coisas'' (Jr 17.9). Nosso comportamento não deve ser baseado nos desejos de nosso coração, mas na Palavra de Deus (Mt 7. 24-27; 1Jo 1.5-7; 2.28,29). Quem não dá ouvidos à Palavra de Deus está se desviando da verdade. (2 Tm 4.3,4).

e) O ocultismo rejeita Jesus como Messias - Para o ocultismo, Jesus foi apenas mais um vidente, um ''espírito iluminado'' , como eles consideram que Buda e Confúcio foram, ou mesmo um ''mágico do bem''. A Bíblia, porém, ensina que Jesus é o Messias, Deus encarnado, o Salvador do mundo (Mt 1.20-23; Jo 1.1-14; 3.16-18; Fp 2.1-8; 1Jo 2.2).

f) O ocultismo não fala de pecado, nem de necessidade de Salvação - Filmes, livros e desenhos ocultistas nunca falam de pecado e nem da necessidade de Salvação, mas apenas de magia que pode ser manipulada para o bem ou para o mal, porém a Bíblia diz que para Deus não existe ''magia do bem''. Toda magia é diabólica e abominável (Dt 18.12). E mais: todos são pecadores e precisam de Salvação (Rm 3.23-25) pois o pecado é real (1Jo 1.8-10) e separa as pessoas de Deus (Is 59.2; Ap 20.12-15), só o sacrifício de Cristo nos redime (Jo 3.16; 1Pe 2.24) e precisamos nos arrepender de nossos pecados e receber, pela fé, a Salvação em Cristo (Ef 2.8,9; Jo 6.47; Ap 20.10-15; 21.1-22.5) e o destino dos que vivem em práticas ocultistas é a perdição eterna (Ap 21.8).

O CRISTÃO DEVE ABANDONAR ISSO!!!!!

  Quando o apóstolo Paulo começou a pregar em Éfeso, algumas pessoas que praticavam o ocultismo se converteram a Cristo e abandonaram suas práticas e tudo aquilo que fazia referencia a elas (At 19.19). O cristão não pode servir a Deus e continuar aceitando práticas ocultistas (2Co 6.14-18). Se você tem jogos ocultistas, como os RPGs de: magias, ou gosta de desenhos e filmes ocultistas, deixe isso de lado, porque está entristecendo a Deus com essa atitude. Por mais que seus colegas achem normal e tais brincadeiras, lembre-se de que não devemos nos conformar com a mentalidade ocultista da nossa época (Rm 12. 1,2). Somos filhos de Deus, e o poder e a bênção, de sermos filhos superam qualquer encanto ou magia (Jo 1.12; Is 54.17).


Para Refletir: ''Satanás é um vampiro da psique humana. Ele nos seduz, ilude e depois mata.''
                                                                      ( Samuel Fernandes M. Costa )

Nenhum comentário:

Postar um comentário