Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Esperança!



Muitas vezes a nossa vida se compara a de uma árvore. Assim como a árvore, nós também vivemos
diferentes estações. Não há como fugir delas. O inverno talvez seja a estação mais triste. As folhas começam
a murchar até caírem completamente. As flores já não existem mais, os frutos desaparecem. O que resta,
para quem observa a pobre árvore, são os galhos retorcidos que, uma vez expostos, revelam as imperfeiçoes
antes escondidas pela beleza superficial. Mas nao devemos nos enganar: aquilo que parece estar matando a
árvore na verdade é essencial para sua sobrevivencia. Ainda que o inverno esteja rigoroso, seco, sem cor
ou perfume, a árvore nao está morta. A vida ainda está dentro dela. As forças, antes usadas para embelezar a
árvore, agora sao gastas para fazê-la crescer, onde ninguém vê, aprofundando suas raízes. Dizem ainda que
em muitos lugares onde nao há inverno as árvores não produzem frutos.

E assim também acontece conosco. Muitas vezes Deus nos guia até o deserto para ali nos revelar o nosso
próprio coração (Dt 8.2). Toda a beleza superficial desaparece e passamos a enxergar as nossas próprias
falhas e limitações. Nossa justiça própria se revela como um "trapo de imundície" (Is 64.6) e nós murchamos
como as folhas de uma árvore que seca. As circunstancias que não podemos mudar e os sonhos que
parecem não se realizar nos levam a um estado de desconsolo e desesperança semelhante ao de uma
árvore no inverno, adoecendo o nosso coração (Pv 13.12).

Muitos se perdem exatamente aí, no inverno de suas vidas. Mas, em vez disso, podemos nos render ao
processo divino de fazer morrer o que é superficial e ganhar vida no interior. São mudanças de valores que
fazem parte do nosso crescimento espiritual. O inverno é uma oportunidade de conhecermos a nós
mesmos e de sermos transformados à medida em que conhecemos Deus intimamente. É o inverno da
alma que podemos aprender a dependência total para com o Senhor e a desfrutar o descanso em sua
soberana vontade. É na morte do "eu" que renascemos para uma nova vida: aquela que Deus tem para nós.
É na falência de nossas próprias tentativas que passamos a experimentar o braço do Senhor agindo em
nosso lugar. É quando não podemos mais seguir adiante que Deus nos carrega em Seu colo paterno e,
então, podemos chegar onde devemos ir. É na nossa limitação que experimentamos o poder de Deus se
aperfeiçoando em nossa fraqueza. É assim que trocamos os trapos da nossa justiça própria pela obra
perfeita e graciosa de Cristo na cruz.

Durante o inverno, podemos simplesmente nos render e adorar. É verdade que às vezes nos debatemos,
mas quando enfim nos rendemos, entramos como que em um estado de hibernação, onde "dormimos"
interiormente.
Nossos sonhos, projetos, as promessas de Deus para nós parecem estar em um "estado de espera". E
realmente estão, elas não morreram. As palavras de vida, proclamadas por Deus a nosso respeito, estão
dentro de nós, aguardando o tempo oportuno. São promessas do Senhor para o nosso casamento, para
nosso filhos, para nossos mistérios. E enquanto descansamos no Senhor, Ele trabalha para cumprir
cada uma de suas palavras.

Durante o inverno tudo que podemos fazer é esperar; é ter a esperança da próxima estação. E quando a
primavera chegar, aquela pobre e sofrida árvore sofrerá uma maior transformação! As águas irão
regá-la novamente e ela voltará a dar flores, frutos e suas folhas verdes serão mais bonitas do que nunca!
Creia: a primavera vai chegar! E aquilo que você tanto espera deixará de ser esperança, pois você trocará
as flores, comerá os frutos e viverá o cumprimento das promessas! Assim como a noite escura passa e
a alegria vem com o amanhecer, em breve a luz do Senhor vai acender o seu coração adormecido.

- E as palavras do Profeta Jeremias:
"Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não
sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua
fidelidade. A minha porcão é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os
que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silencio."

Somente a Deus seja a glória!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário